Tempo ao Tempo

“Os esquerdistas não têm lugar na esquerda da câmara dos deputados”: a sessão inaugural do último parlamento da Primeira República

A partir de um texto do Diário de Lisboa que relatava o primeiro dia de uma sessão parlamentar daquela que viria a ser a última legislatura da Primeira República, Rui Tavares traça-nos um retrato daquela época e da constituição da Assembleia daqueles tempos conturbados. Havia já sinais que poderíamos estar prestes a entrar numa ditadura militar? Oiça neste episódio do podcast Tempo ao Tempo

Existem diversas curiosidades nesta crónica, a começar pelo uso de cravo na lapela pelos “canhotos”, da ala esquerda, e pela confusão instalada por não terem lugar para se sentarem no hemiciclo. Uma viagem a um tempo de instabilidade política que depois deu origem a uma longa ditadura em Portugal.

Fotografia de Tiago Miranda, trabalho gráfico de Vera Tavares e Tiago Pereira Santos

Ao mergulhar nas histórias que antecipam a grande história do século XX, Rui Tavares propõe-nos o exercício de pensar como seria a Europa de hoje, 100 anos depois deste ano aparentemente insinificante e, sobretudo, alerta-nos para as tamanhas semelhanças deste nosso ano de 2025.

Oiça ‘Tempo ao Tempo’ aqui no Expresso, SIC e SIC Notícias, ou subscreva o podcast em qualquer plataforma de podcast. Todas as quintas-feiras um novo episódio escrito e narrado por Rui Tavares. E ao sábado, um episódio extra emitido na SIC Notícias e em podcast.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jlamorim@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate