Sentido Único

Sentido Único #03. O primeiro emprego da Stefi é salvar pessoas

Chama-se Stefani e é a única mulher na tripulação de profissionais do Alan Kurdi. Ao longo de setembro, o Expresso vai acompanhar esta missão e dar a conhecer as histórias de quem salva ou quem é salvo no centro do Mediterrâneo

Sentido Único #03. O primeiro emprego da Stefi é salvar pessoas

Marta Gonçalves

Coordenadora de Multimédia

Sentido Único #03. O primeiro emprego da Stefi é salvar pessoas

João Carlos Santos

Fotojornalista

Stefani tem 26 anos e é marinheiro. Licenciada em ciências náuticas, numa universidade na Alemanha, nunca fez voluntariado ou esteve associada a organizações-não governamentais (ONG). Estudou para ser marinheiro. E é-o. Nunca pensou que o iria fazer num navio como o Alan Kurdi, que sai para o centro do Mediterrâneo para resgatar pessoas.

Além de ser uma espécie de polícia do lixo a bordo - não deixa ninguém pôr o lixo no caixote errado - a Stefi ensinou-me uma coisa muito importante para sobreviver num navio: “anda mais rápido e sempre com uma mão pronta para te agarrares à parede. É mais fácil não te desequilibrares com o balanço do navio”.

O novo podcast do Expresso, Sentido Único, conta as histórias da rota migratória mais mortal do mundo. A jornalista Marta Gonçalves está a bordo do navio de salvamento e resgate Alan Kurdi e todas as semanas vai apresentar histórias em cinco minutos de quem salva ou de quem é salvo no centro do Mediterrâneo.

João Carlos Santos

'Sentido Único' conta com ilustrações de João Carlos Santos e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mpgoncalves@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate