Exclusivo

Que voz é esta?

“Das piores coisas que se pode chamar a alguém é esquizofrénico. Isso não é correto. Apesar das minhas limitações, eu posso ser uma pessoa”

As causas e sintomas da esquizofrenia, a evolução dos tratamentos e a forma como a doença é olhada pela sociedade foram algumas das questões abordadas neste episódio do podcast "Que Voz é Esta?"
As causas e sintomas da esquizofrenia, a evolução dos tratamentos e a forma como a doença é olhada pela sociedade foram algumas das questões abordadas neste episódio do podcast "Que Voz é Esta?"
NUNO FOX

Cerca de 50 mil portugueses sofrem de esquizofrenia, uma das doenças mentais mais graves e mais estigmatizadas, em relação à qual ainda há um grande desconhecimento. No novo episódio do podcast “Que Voz é Esta?”, falamos das causas e dos sintomas desta patologia, da evolução dos tratamentos, da forma como a sociedade olha para estes doentes e do impacto que isso tem na sua vida. Oiça as explicações de Manuela Silva, psiquiatra do Hospital de Santa Maria, e o testemunho de Violeta, de 43 anos, que aos 21 foi diagnosticada com transtorno psicótico do espectro da esquizofrenia

Violeta (nome fictício) tinha 21 anos quando foi internada compulsivamente com um primeiro surto psicótico. Estava aos gritos na Avenida da Liberdade, em Lisboa, convencida de que era protagonista de um “Big Brother monumental” e que todas as outras pessoas do mundo a vigiavam e controlavam. A qualquer tentativa de aproximação, reagia com agressividade e violência.

Na adolescência, não partilhava os interesses e as preocupações dos jovens da mesma idade. Inquietava-se profundamente com questões existenciais, como a origem das coisas e o sentido da vida e, progressivamente, começou a isolar-se. O consumo regular de canábis não ajudou. “Acabei por ir cada vez mais além e, de repente, estava metida num buraco”, lembra Violeta, hoje com 43 anos.

Ao primeiro internamento compulsivo seguiram-se, ciclicamente, muitos outros, de que guarda, até hoje, memórias profundamente dolorosas. "A pior coisa do mundo é estar amarrada a uma cama. É uma sensação que ninguém quer ter. É mesmo avassalador”, conta neste episódio do podcast “Que Voz é Esta?”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JBastos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate