Perguntar Não Ofende

Para que serve o Estado na Cultura? Ministro Pedro Adão e Silva responde a Daniel Oliveira

Pedro Adão e Silva foi o último ministro a ser conhecido no novo elenco governativo. E a maior surpresa. A sua ligação à área não era evidente. É com o atual ministro da Cultura que Daniel Oliveira conversa no episódio desta semana de Perguntar Não Ofende

TIAGO MIRANDA

Como o próprio disse, por causa de outras polémicas, os ministros são políticos, não são diretores-gerais. Há vantagens. Num setor cheio de capelinhas, que torna, aliás, difícil organizar uma entrevista que não passe por todas elas, ninguém do meio consegue agradar à maioria. E, seja como for, o ministro da Cultura não é suposto ser um ministro dos profissionais da cultura. Num país fortemente marcado pelo corporativismo, isto não é facilmente percebido em vários ministérios. Mas alguns, no setor, viram com bons olhos alguém que está próximo do primeiro-ministro e do ministro das Finanças, e tem peso político por isso, como uma boa notícia. E a verdade é que o orçamento aumentou.

Chegado ao Ministério, deu prioridade ao património, o que não deixa de ser interessante num ministro de um governo de esquerda. Simplificando um pouco, é a direita que costuma defender que o papel do Estado é, antes de tudo, preservar a memória, enquanto a esquerda costuma dar mais relevo à construção de memória. Ou seja, à criação artística. Neste episódio, tentamos fazer uma radiografia destes dois anos de mandato, passando pelo teatro, cinema, património, comunicação social e até a tauromaquia. Mas também pela forma como lidamos com a memória.

É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: danieloliveira.lx@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate