Silas: “Achei que não percebia nada de futebol quando trabalhei com Jorge Jesus; estava muito à frente do seu tempo”
Silas representou a Seleção Nacional em cinco ocasiões, trabalhou com Jorge Jesus no Belenenses por duas temporadas como jogador e treinou o Sporting numa altura em que, considera hoje, “ainda não estava preparado”. Neste Ontem Já Era Tarde, conta como foi a sua evolução, primeiro como jogador, e, mais tarde, como treinador, no mundo do futebol
Enquanto jogador, Silas trabalhou com Jorge Jesus no Belenenses por duas temporadas. Não tem dúvidas em afirmar que foi o treinador que mais o marcou, apesar de ter trabalhado com José Mourinho na União de Leiria, mas aí apenas por poucos meses: “Tinham algumas semelhanças, mas passei mais tempo com Jorge Jesus. Foi o treinador com o qual mais falei sobre futebol. Aliás, cheguei a pensar para mim que não percebia nada de futebol até trabalhar com ele. Estava muito à frente do seu tempo.” Silas garante que Jesus era aberto ao diálogo e estava disponível para fazer alguns acertos com base na opinião dos jogadores: “Se fundamentares, ele ouve e pode até mudar alguma coisa.” Os treinos, lembra Silas, eram todos muito intensos e sem espaço para brincadeiras. “Nesse aspecto, enquanto treinador, já sou um bocadinho mais soft.” Saiba mais com este Ontem Já Era Tarde.
O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.