Galinha recheada em vez de bacalhau, ou a história de um Natal numa Síria esperançosa
A enviada do Expresso à Síria conta como foi passar a consoada numa família de cristãos em Damasco e descreve um país que deseja acreditar na conquista da liberdade, apesar do panorama incerto
Ana França viu mais raparigas de cabeça destapada em Damasco, este Natal, do que na sua mais recente ida a Beirute. A jornalista da secção internacional do Expresso, enviada à Síria na sequência da queda da ditadura de Bashar al-Assad, conta neste episódio como foi passar a noite a consoada com uma família cristã de Damasco. Fez-lhe falta o bacalhau desfiado do nosso país, mas não desprezou a galinha recheada com arroz que acompanhou conversas com os habitantes de um país em mudança rápida.
Nesta conversa com o editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, a jornalista fala de receios, mas, sobretudo, de esperança numa Síria mais livre e próspera. Só o tempo dirá quão sinceras são as promessas dos novos poderosos, provindos maioritariamente do Movimento de Libertação do Levante (HTS, que a União Europeia e os Estados Unidos consideram terrorista). Para já, garantem diálogo, abertura e inclusão, como ouviremos neste episódio, em que o apoio à gravação coube a João Luís Amorim e a edição técnica a Salomé Rita.
Podcast O Mundo a Seus Pés
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da secção de internacional do Expresso, apresentado rotativamente por Hélder Gomes, Pedro Cordeiro, Mara Tribuna e Ana França.