O Mundo a Seus Pés

Galinha recheada em vez de bacalhau, ou a história de um Natal numa Síria esperançosa

A enviada do Expresso à Síria conta como foi passar a consoada numa família de cristãos em Damasco e descreve um país que deseja acreditar na conquista da liberdade, apesar do panorama incerto

Galinha recheada em vez de bacalhau, ou a história de um Natal numa Síria esperançosa

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Galinha recheada em vez de bacalhau, ou a história de um Natal numa Síria esperançosa

Ana França

Enviada à Síria

Ana França viu mais raparigas de cabeça destapada em Damasco, este Natal, do que na sua mais recente ida a Beirute. A jornalista da secção internacional do Expresso, enviada à Síria na sequência da queda da ditadura de Bashar al-Assad, conta neste episódio como foi passar a noite a consoada com uma família cristã de Damasco. Fez-lhe falta o bacalhau desfiado do nosso país, mas não desprezou a galinha recheada com arroz que acompanhou conversas com os habitantes de um país em mudança rápida.

No souk da Cidade Velha de Damasco, a população alimenta esperanças de um país melhor, mas persistem receios
Ammar Awad/Reuters

Nesta conversa com o editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, a jornalista fala de receios, mas, sobretudo, de esperança numa Síria mais livre e próspera. Só o tempo dirá quão sinceras são as promessas dos novos poderosos, provindos maioritariamente do Movimento de Libertação do Levante (HTS, que a União Europeia e os Estados Unidos consideram terrorista). Para já, garantem diálogo, abertura e inclusão, como ouviremos neste episódio, em que o apoio à gravação coube a João Luís Amorim e a edição técnica a Salomé Rita.

Podcast O Mundo a Seus Pés

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da secção de internacional do Expresso, apresentado rotativamente por Hélder Gomes, Pedro Cordeiro, Mara Tribuna e Ana França.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate