O Mundo a Seus Pés

"O Mundo a Seus Pés", episódio extra: caiu o ditador Assad, mas a liberdade na Síria ainda é só um sonho

Uma guerra que o mundo ocidental esquecera regressou às antenas mundiais e, em escassos dias, o tirano que aguentara 13 anos fugiu do país. O regime caiu. Faltaram a Bashar al-Assad os apoios preciosos da Rússia e do Irão? Quem preenche o vazio de poder? Conversa entre jornalistas para coligir o pouco que já se sabe

"O Mundo a Seus Pés", episódio extra: caiu o ditador Assad, mas a liberdade na Síria ainda é só um sonho

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

"O Mundo a Seus Pés", episódio extra: caiu o ditador Assad, mas a liberdade na Síria ainda é só um sonho

Ana França

Jornalista da secção Internacional

A queda de Bashar al-Assad, no fim de semana de 7 e 8 de dezembro, deixa mais dúvidas do que certezas. O tirano aguentou o embate da oposição desde 2011, sobretudo com os apoios que lhe vieram da Rússia de Vladimir Putin e do Irão dos ayatollahs, mas nos últimos dias o seu regime nem esboçou um gesto de resistência.

À frente do ataque final contra a ditadura está o movimento Hayʼat Tahrir al-Sham (Organização para a Libertação do Levant), que promete moderação e até já dialogou com o Estado de Israel. É comandado por Abu Mohammed al-Golani, que assegura que o que está em marcha não ter retorno. “O futuro é nosso”, afirmou na televisão nacional.

Para perceber que futuro será, que riscos há de um vazio de poder abrir espaço a terroristas, este episódio extra junta à conversa Ana França, jornalista da equipa internacional do Expresso que tem acompanhado os acontecimentos na Síria na última semana, e Pedro Cordeiro, editor dessa secção. A sonoplastia é de Gustavo Carvalho.

Podcast O Mundo a Seus Pés 16x9

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. A condução do debate é rotativa entre os jornalistas Ana França, Hélder Gomes, Mara Tribuna, Catarina Maldonado Vasconcelos e Pedro Cordeiro. Subscreva e ouça mais episódios.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate