Costa fez do alargamento prioridade da UE, mas até onde estica a paciência dos países em fila de espera?
Os Balcãs Ocidentais esperam há anos, alguns países há quase 20 anos, para entrar na UE. Os processos envolvem mudanças profundas, por vezes completas reformulações das leis em áreas tão complexas como a justiça, a comunicação social, ou o funcionamento da administração pública. Como forma de demonstrar que o processo de adesão está bem encaminhado, António Costa escolheu Kiev como primeira visita do seu mandato como presidente do Conselho Europeu. E os outros países?
O alargamento da União Europeia aos Balcãs Ocidentais é um tema antigo, com avanços e recuos e muita frustração à mistura, principalmente para as populações que veem a adesão à UE como um caminho para um maior desenvolvimento económico, social, político, um garante dos seus direitos, uma esperança de maior integração com o Ocidente e continuam a ser deixadas à margem, ano após anos, enquanto Bruxelas discute os méritos de cada candidato. E chegada da guerra da Ucrânia veio incluir mais três países nesta rota: Moldova, Geórgia e a própria Ucrânia.
O que justifica uma espera tão longa? Quais são os problemas comuns a estes países candidatos? Há uns que estão mais próximos do que outros de entrar na UE? E devemos esperar que estejam todos mais ou menos ao mesmo nível ou ir admitindo os que vão completando as etapas e se vão aproximando mais dos padrões europeus?
E como é o que o facto de haver forte presença de tropas russas na Moldova, na Geórgia e na Ucrânia, que está ainda em guerra aberta, impacta o caminho destes países até à UE?
Para discutirmos todas estas questões, quando voltamos a ver protestos na Geórgia, com uma população jovem profundamente europeísta em luta contra um Governo com ideias próximas das de Moscovo, e depois de António Costa, no primeiro discurso como Presidente do Conselho Europeu, ter eleito o alargamento como prioridade, este episódio de O Mundo a Seus Pés conta com a participação do jornalista da secção de Internacional Hélder Gomes, que esteve na Albânia em reportagem, um dos países candidatos, e Marta Mucznik, investigadora no International Crisis Group e especialista em processos de adesão à UE.
Mais de 60% da população é favorável à adesão à UE
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. A condução do debate é rotativa entre os jornalistas Ana França, Hélder Gomes, Mara Tribuna e Pedro Cordeiro. Subscreva e ouça mais episódios.