O Mundo a Seus Pés

Franceses travaram extrema-direita, falta saber quem governará

A vitória que as sondagens previam para o partido de Jordan Bardella e Marine Le Pen foi impedida pela aliança tática entre os liberais afetos ao Presidente da República e a ampla frente de esquerda. Com o Parlamento dividido em três grandes blocos, a governabilidade anuncia-se complicada

Franceses travaram extrema-direita, falta saber quem governará

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Franceses travaram extrema-direita, falta saber quem governará

Mara Tribuna

Jornalista

Franceses travaram extrema-direita, falta saber quem governará

Hélder Gomes

Jornalista

Os resultados da segunda volta das legislativas francesas surpreenderam quase toda a gente. Fadada a vencê-las, a crer nos estudos de opinião, a extrema-direita terá, afinal, a terceira maior bancada, apesar de ser o bloco com mais votos. Isto acontece porque o sistema eleitoral de círculos uninominais permitiu que em muitos deles houvesse acordos e desistências recíprocas entre forças democráticas.

Os dois maiores grupos na futura Assembleia Nacional serão os centristas liberais ligados ao Presidente da República e a Nova Frente Popular, que vai da esquerda radical ao socialismo moderado. Nas circunscrições em que dois deles enfrentavam candidatos do Reagrupamento Nacional de Jordan Bardella e Marine Le Pen, estes partidos retiraram as suas candidaturas para potenciar o voto contra os extremistas.

Nada disto nos diz, porém, como será governada França nos próximos anos. Os convidados deste episódio são os jornalistas Mara Tribuna e Hélder Gomes, da equipa internacional do Expresso, que participaram na cobertura da recente campanha eleitoral. A conversa é conduzida pelo editor da secção, Pedro Cordeiro, e a sonoplastia é de João Luís Amorim.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. A condução do debate é rotativa entre os jornalistas Ana França, Hélder Gomes, Mara Tribuna e Pedro Cordeiro. Subscreva e ouça mais episódios.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate