O Mundo a Seus Pés

Guerras geram guerras: no Sahel, como no Corno de África, há mão internacional

O golpe de Estado no Níger está longe de ter uma solução à vista e o perigo de vir a espalhar instabilidade por todo o Sahel é real. Se fossem precisos exemplos, o Corno de África, da Etiópia à Somália, é uma montra de situações que não viram ainda um regresso à normalidade. Uma conversa da jornalista Cristina Peres com o professor e analista Manuel João Ramos

Guerras geram guerras: no Sahel, como no Corno de África, há mão internacional

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

A situação no Níger, após o golpe militar de 26 de julho, continua confusa, porém goza de apoio popular e não foi resolvida pela intervenção de forças africanas da CEDEAO (Comunidade de Estados da África Ocidental), a organização sub-regional que avançou logo na altura com um ultimato de pressão sobre os golpistas.

A França é potência non grata. O Presidente Emmanuel Macron resiste à expulsão do seu representante em Niamey pela junta militar, alegando não lhe reconhecer legitimidade, e tudo indica que se vai chegar a uma situação insustentável.

esforços diplomáticos, como o da Argélia, em simultâneo para tentar encontrar uma solução política, que evite intervenções externas e o contágio de toda a região do Sahel.

Na Etiópia reacendem-se focos de conflito, desta vez na região de Ahmara. O Corno de África, tal como o Sahel, espelha a complexidade dos interesses internacionais que se jogam neste tabuleiro africano. As guerras geram guerras e elas perduram para lá do tempo em que se mantêm nas manchetes internacionais.

Para nos ajudar a avaliar o risco regional e a lembrar o incêndio moderado que consome o Corno de África o convidado deste episódio do MASP sobre África é Manuel João Ramos, Professor associado no Departamento de Antropologia e investigador no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, e um dos coordenadores do Grupo Temático: Africa in the Indian Ocean da rede europeia AEGIS. Tem investigado sobre a Etiópia há mais de 20 anos, e na Etiópia desde 1999.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução deste podcast é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate