“Pensei que o restaurante fosse ruir com um amigo nosso lá dentro”: o jantar mais assustador da vida de um português em Marrocos
Já há mais de 2000 mortes confirmadas no grave sismo que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite e muitas das aldeias mais isoladas nas montanhas, onde se registou o epicentro, estão praticamente destruídas. A ajuda já está a chegar, porém, mas há ONG que acusam Rabat de negar a entrada de assistência humanitária. Neste episódio extra do podcast “O Mundo a Seus Pés” falamos com um jornalista e escritor marroquino que nos explica o porquê desta recusa e também com um português que estava a jantar no terraço de um restaurante em Marraquexe quando começou a ver tudo a tremer à sua volta
Os empregados de mesa queriam ajudar os clientes e ao mesmo tempo queriam eles mesmos fugir. As escadas do terraço onde Edgar Drago estava a jantar com os amigos eram demasiado estreitas para caber mais do que uma pessoa. A evacuação foi feita em fila indiana. O português, de 22 anos, demorou “dois ou três segundos” a entender o que se estava a passar, e quando os pratos, as cadeiras, os candeeiros e também as pessoas começaram a cair ao chão, teve medo de não sair vivo do susto.
Neste episódio extra conversamos também com o jornalista marroquino Nabil Driouche, que fala da situação no terreno e da resposta das autoridades, que considera satisfatória, principalmente perante a magnitude da tragédia.
Davide Bonaldo/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
O sismo que se abateu sobre a região central de Marrocos na sexta-feira à noite, com epicentro a cerca de 100 quilómetros de Marraquexe, já fez mais de 2000 mortos e a urgência agora é chegar às aldeias mais isoladas, onde ainda há pessoas soterradas, onde falta comida, água potável e até sítio onde dormir.
As autoridades marroquinas foram acusadas por uma organização não-governamental francesa de não permitir a entrada de ajuda humanitária, porém o Governo diz que o país tem meios suficientes para responder ao problema e aceitou ajuda de Espanha, Reino Unido, Catar e Emirados Árabes Unidos.
O Mundo a Seus Pés é um podcast semanal da secção internacional do Expresso, todas as segundas-feiras (e em episódios extra sempre que se justificar), com apresentação rotativa de Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.