O Mundo a Seus Pés

“O custo de vida é extremamente alto na Venezuela. Continuam a existir muitíssimas dificuldades e uma grande desigualdade no acesso a bens”

A moeda da Venezuela (bolívar) é fraca, o salário mínimo não dá para comprar quase nada e metade da população vive em situação de pobreza extrema, incluindo parte dos mais de 200 mil portugueses e luso-descendentes que vivem neste país da América do Sul. Para nos falar do quotidiano deste país temos connosco Laura Melo, diretora do PAM na Venezuela, e Hector de Franca, que lá nasceu há 38 anos, mas que agora vive na Madeira devido à falta de condições de segurança para criar a filha na terra onde cresceu. Este é mais um episódio do podcast O Mundo A Seus Pés dedicado à América Latina

Jesus Vargas

O Programa Alimentar Mundial (PAM) está na Venezuela desde 2019 para diagnosticar e tentar minorar as carências alimentares de metade da população que não tem dinheiro para comprar comida.

Para nos explicar a realidade de um país que já foi rico graças à exportação de petróleo, e (depois) sofreu sucessivos embargos e sanções internacionais como forma de pressionar o Presidente Nicolás Maduro a permitir o processo de democratização, temos connosco neste episódio de O Mundo A Seus Pés, a responsável local da maior agência das Nações Unidas, Laura Melo, diretora do PAM na Venezuela, e o luso-descendente Hector de Franca que nasceu em Valência (uma das maiores cidades da Venezuela) há 38 anos, e tem muitas saudades da terra onde cresceu: “Saí, porque não dava para criar a minha família com gases lacrimogénios à porta de casa”.

A irmã de Hector continua a viver na Venezuela, é enfermeira, e trabalha “em vários sítios, para se aguentar”.

A sonoplastia deste episódio de O Mundos A Seus Pés, o podcast da editoria Internacional do Expresso, é de Salomé Rita.

Humberto Matheus
Tiago Pereira Santos

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate