O Mundo a Seus Pés

No Brasil há uma terra indígena maior do que Portugal, onde as águas foram envenenadas e as crianças estão a morrer. Oiça o lider yanomami

No território yanomami brasileiro já só vivem 31 mil indígenas, constantemente ameaçados pelo garimpo ilegal que os priva de comida e destrói o seu habitat natural: “98% dos indígenas yanomamis não podem receber apoio alimentar porque não têm documentos”, diz o líder Júnior Hekurari, convidado deste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés. Connosco está também o fotógrafo e documentarista brasileiro, Gabriel Chaim, autor de um documentário sobre a terra yanomami: “Cenário pior do que este só vi no Iémen”, alerta Chaim

O líder indígena Júnior Hekurari e o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim conheceram-se na região de Surucucu, no estado brasileiro de Roraima, onde Júnior nasceu em 1987, e Gabriel viveu alguns meses quando estava a fazer um documentário sobre o genocídio do povo yanomami, de que Júnior é um dos 31 mil representantes.

Os yanomamis estão a ser dizimados pela ganância do garimpo ilegal e pela política sanitária do ex-Presidente Jair Bolsonaro, que retirou médicos da região, levando à morte confirmada de 570 crianças em apenas quatro anos: “Mas estas são aquelas com óbito confirmado por um médico”, denuncia Júnior.

Neste episódio de O Mundo a Seus Pés, Júnior Hekurari diz frases na língua do seu povo, e Gabriel Chaim conta como preparam o sapo cururu e partilha connosco sons da floresta Amazónica, o pulmão do planeta.

Este episódio contou com o apoio à produção da Margarida Mota. A fotografia do líder indígena Júnior Hekurari (que gravou do interior da floresta Amazónica) é da autoria de Gabriel Chaim.

O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas