Os israelitas votam terça-feira para eleger o Parlamento. São as quartas eleições legislativas em dois anos e a constante em todas tem sido o rosto de Benjamin Netanyahu. Como candidato e, em seguida, como primeiro-ministro. Polémico dentro e fora de portas, investigado e julgado por corrupção, é o homem que mais tempo governou o Estado hebraico: está no poder há 12 anos seguidos, depois de outro período de três anos no século passado.
Tentamos compreender o que se passa na única democracia do Médio Oriente, com a ajuda de Marta Silva, doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra e estudiosa das relações entre Israel e a Palestina, que ensina na Universidade do Porto; e Henrique Cymerman, correspondente do Expresso em Israel. A emissão é conduzida pelo editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, e tem edição multimédia de Rúben Tiago Pereira.
Com a oposição debilitada e dividida, todas as sondagens dizem que Netanyahy vencerá as eleições. Mais complicada pode ser a tarefa de construir uma coligação que viabilize mais um Governo. Um olhar para o futuro de um país central para a geopolítica mundial, pensando no conflito interminável com os palestinianos, as questões de segurança e a estabilidade da região, as relações diplomáticas estabelecidas com vários estados árabes e a relação sempre fulcral com Washington.
O Mundo a Seus Pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias falamos de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.
Não estamos necessariamente colados às notícias da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro. O Mundo a Seus Pés alterna, às segundas-feiras, com o podcast África Agora. Pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify e outras plataforma de streaming.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt