O Mundo a Seus Pés

O mundo a seus pés #6: A viagem de circum-navegação é portuguesa, espanhola ou da Humanidade?

Há 500 anos, o português Fernão de Magalhães, que muitos historiadores dizem ser “o mais genial navegador de todos os tempos”, já tinha atravessado metade do Atlântico para procurar a ligação que o levaria ao Pacífico pelo sul do continente americano. A sua morte numa emboscada em 1521 fez com que o basco Juan Elcano arriscasse o regresso por uma rota que não estava prevista e concluísse a primeira volta ao mundo por mar. Quem é que pode reivindicar a autoria desta epopeia?

O mundo a seus pés #6: A viagem de circum-navegação é portuguesa, espanhola ou da Humanidade?

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Este debate tem a participação do historiador e investigador do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Paulo Sousa Pinto — que acaba de regressar das Filipinas onde se discute a chegada de Fernão de Magalhães — e do Comandante do Navio Escola Sagres, António Maurício Camilo, que zarpa a 5 de janeiro para celebrar este feito.

Para além dos dois convidados do Expresso, participam ainda os jornalista Manuela Goucha Soares e Pedro Cordeiro, editor do Internacional, que tem a seu cargo a moderação do debate. A gravação e edição multimédia é de Rúben Tiago Pereira.

O mundo a seus pés é o novo podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias vamos falar de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que nos ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.

Não estaremos necessariamente colados aos episódios da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro.

Tiago Pereira Santos

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate