O Divórcio do Sono

“Se tomar um café ao meio-dia, às 18h metade ainda está em circulação. Quem bebe cafés à noite, mesmo que adormeça, vai ter o sono afetado”

Se o sono é determinante para a qualidade de vida porque é que os sucessivos governos não lhe dão a mesma importância que têm as campanhas de alimentação saudável, as da prevenção da obesidade ou das doenças sexualmente transmissíveis? O quarto e último episódio de ‘O Divórcio do Sono’ vai focar-se nas soluções para uma noite descansada: controlar os fatores de risco da insónia, pensar a higiene do sono e dar alternativas mais saudáveis à toma diária de comprimidos

A higiene do sono, a terapia cognitivo-comportamental ou a restrição do tempo de sono: há que dormir sobre todos estes assuntos. Dormir sobre o assunto, um dos aforismos populares que, a par da cama ser boa conselheira, não só resistiram ao tempo como até foram comprovados pela ciência.

O quarto episódio desta série narrativa vai focar-se nos fatores de risco da insónia, na higiene do sono, nas alternativas mais saudáveis à toma diária de comprimidos e nos efeitos destes na qualidade do repouso. Ouça aqui o último episódio do podcast 'O Divórcio do Sono'.

‘O Divórcio do Sono’ é um podcast narrativo da SIC Notícias com texto de Amélia Moura Ramos, sonoplastia de Salomé Rita e capa de Carla Gonçalves. A coordenação é de Joana Beleza e João Martins e a direção de Bernardo Ferrão. O tema deu também origem a uma Grande Reportagem com o mesmo nome que pode ver no site da SIC Notícias e na OPTO.

Todas as segundas-feiras até ao final de março, mês da consciencialização sobre o sono, será publicado um novo episódio. Se não lhe parecer interessante, talvez seja útil. Com sorte, deixa-se dormir. Pode ouvir aqui a série completa ou na sua plataforma de podcasts preferida.

Bons sonos!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ameliaramos@sic.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate