O CEO é o limite em Podcast

Alexandra Machado, CEO da Girl Move Academy: “Sei o que é estar sozinha, sentada nas mesas de decisão”

Tinha 25 anos de carreira e era diretora-geral da Nike em Portugal quando decidiu mudar de vida e tornar-se uma empreendedora social. Foi a resposta a uma pergunta crítica que a levou a dar o passo em frente: “se a minha vida profissional terminasse hoje, que marca deixaria?”. Oiça aqui Alexandra Machado, CEO da Girl Move Academy, a convidada deste episódio do podcast “O CEO é o limite”

Quando em 2013 Alexandra Machado deu o seu “salto de fé” somava já no currículo 25 anos de uma carreira bem-sucedida, com cargos de relevo no mundo académico e corporativo. Foi professora assistente na Universidade Católica, desempenhou funções de liderança em empresas como o Grupo Entreposto, a Jerónimo Martins ou a Oniway.

No momento de todas as decisões era diretora-geral da Nike em Portugal e garante que “era feliz, numa empresa de sonho, extraordinária”. Mas estava convicta de que o seu tempo ali tinha terminado e era agora tempo de dar valor a outras áreas.

Foi a resposta a uma pergunta simples, mas que não permite volta atrás, que lhe ditou o futuro: “se a minha vida profissional terminasse hoje, que marca deixaria?”. E não era que Alexandra não estivesse contente com o caminho trilhado, era a consciência de que havia mais caminho a percorrer que a fez avançar.

Alexandra Machado, CEO da Girl Move Academy
Matilde Fieschi

Para mim é muito importante o meu discernimento, perceber a que é que eu sou chamada”, recorda remetendo para uma conversa com o seu orientador espiritual: “ele virou-se para mim e disse-me: ó Alexandra, tu não estás farta de vender ténis? Isso é suficiente para ti? E eu fiquei a olhar para ele e pensei... realmente. Acho que isso desbloqueou algo que já vinha em mim, a ideia de que se calhar eu era chamada algo mais do que vender ténis".

Alexandra Machado, CEO da Girl Move Academy durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
Matilde Fieschi

Com duas décadas de gestão em contexto empresarial na bagagem, Alexandra Machado mudou de rumo e fundou a Girl Move Academy, um projeto social que se dedica a combater a falta de oportunidades na educação para mulheres em todo o mundo, mas em particular em Moçambique.

Formada em Gestão, a atual CEO da Girl Move, define-se como uma empreendedora social, apaixonada pelo empoderamento das mulheres como um motor capaz de combater ciclos de pobreza.

Mas é, sobretudo, alguém que acredita que a liderança é “um ato de Amor, a capacidade de servir o outro”.

Defende a importância de que se repliquem e partilhem os bons exemplos de liderança feminina, não só para combater estigmas, como para cimentar nas jovens mulheres a consciência de que o caminho ao topo é mais do que uma miragem.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmateus@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate