Mafalda Duarte, CEO do Green Fund: "Há muito a fazer nas organizações internacionais em matéria de igualdade"
Mafalda Duarte, diretora-executiva do Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund), é a convidada deste episódio do podcast “O CEO é o limite”, numa conversa onde se falou em como o dinheiro não compra a sobrevivência da humanidade, da importância da honestidade e humildade quando gerimos o que não é nosso, da urgência das mulheres se saberem fazer ouvir e do papel vital dos homens na luta global pela paridade de género
Nascida na Covilhã há 46 anos, Mafalda Duarte tem nas mãos a gestão dos mais de 42 mil milhões de dólares em investimento do Fundo Verde para o Clima, o Green Fund, principal instrumento de financiamento climático, criado no quadro das Nações Unidas. Antes disso, ocupou cargos de destaque no Banco Africano de Desenvolvimento e no Banco Mundial, onde desde 2014 liderava o Fundo de Investimento Climático, chegando a ser recentemente apontada como uma das possíveis sucessoras de David Malpass na liderança da instituição.
Mafalda Duarte, CEO do Green Fund, durante as gravações do podcast "O CEO é o limite"
Formada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e mestre em Gestão de Políticas Económicas, pela Universidade de Columbia, a gestora portuguesa construiu desde cedo uma carreira internacional.
Trabalhou em mais de 30 países em desenvolvimento, na área das finanças climáticas, apoiando a implementação de projetos de energias limpas e resiliência climática. E ainda que admita a vontade de um dia voltar a Portugal e fazer mais pelo seu país, confessa que não sabe “quando, nem a fazer exatamente o quê”.
Ao longo do percurso que trilhou, a CEO do Fundo Verde para o Clima ligou com organizações internacionais e Governos de inúmeros países. O suficiente para perceber que não é só pelo clima que poderíamos fazer mais. O mesmo acontece em matéria de igualdade de géneros e na representação dos jovens em cargos de decisão. Também aqui, diz, “há muito a fazer nas organizações internacionais” e na sociedade. E acrescenta: “os homens têm um papel fundamental nesta mudança de mentalidade”.
Mafalda Duarte garante que sente diariamente o peso da responsabilidade de quem tem o poder de decisão sobre o destino a dar aos recursos públicos que países desenvolvidos colocam ao serviço dos países em desenvolvimento. Uma missão que diz cumprir com uma “ enorme humildade”, já que se tratam de “recursos públicos, de um número de países desenvolvidos”, suportados pelos “cidadãos desses países que estão a pagar impostos”. E não há responsabilidade maior.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.