O CEO é o limite em Podcast

Manuel Pina, diretor-geral da Otovo Portugal: “Sentir-se redundante é a melhor métrica de sucesso que qualquer líder pode ter“

No episódio desta semana do podcast “O CEO é o limite“ recebemos em estúdio Manuel Pina, diretor-geral da Otovo e antigo líder da Uber em Portugal, para uma conversa sobre a importância de saber ser “desnecessário“

Manuel Pina, diretor-geral da Otovo Portugal: “Sentir-se redundante é a melhor métrica de sucesso que qualquer líder pode ter“

Cátia Mateus

Jornalista

Manuel Pina, diretor-geral da Otovo Portugal: “Sentir-se redundante é a melhor métrica de sucesso que qualquer líder pode ter“

Nuno Fox

Fotojornalista

Manuel Pina, diretor-geral da OTOVO Portugal
NUNO FOX

Quem o conhece diz que lhe assentaria bem o cargo de “gestor de negócios difíceis“. Manuel Pina trocou a estabilidade de uma carreira na Sonae - “o sonho de qualquer mãe“ - pelo desafio de liderar as operações da plataforma Uber em Portugal, um modelo de negócio contestado em vários países, mas onde acabaria por chegar a diretor-geral.

Estavamos em 2014, e confessa que teve dificuldade em explicar à família e aos amigos o passo que estava a dar. Abraçou No ano passado, ao fim de sete anos na empresa - com muitos desafios pelo meio, desde um processo de regulamentação da atividade dos TVDE, alterações ao Código do Trabalho e uma pandemia -, deixou o cargo para assumir outro desafio complexo: lançar em território nacional a operação da norueguesa Otovo e democratizar o acesso das famílias à energia solar.

Cátia Mateus e Manuel Pina, diretor-geral da OTOVO, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
NUNO FOX

Licenciado em Gestão de Empresas, com um mestrado em Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, Manuel Pina, descreve-se como um “disruptor de indústrias de elevado crescimento“. Move-se pela ambição de “transformar a vida das pessoas e das cidades“.

No percurso que tem feito admite que a maior facilidade ou dificuldade associada ao projeto não o assusta. Garante que se foca em construir equipas que sejam capazes de o tornar “redundante e desnecessário“. Até porque ser substituível, vinca, “acho que é a melhor métrica de sucesso que um líder pode ter“.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmateus@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate