Têm 25 anos, o lugar de CEO é para o que trabalham diariamente, escolheram um percurso de carreira internacional, mas não desistiram de ajudar a mudar o panorama da liderança de topo em Portugal, tornando-o mais diverso e inclusivo. Mafalda Rebordão e Sara Aguiar, juntaram-se para se apoiar mutuamente na progressão das suas carreiras. A conversa de amigas transformou-se num podcast de gestão de carreira, de jovens para jovens, o Ponto Zero, que evoluiu para um projeto de mentoria para empresas e profissionais e culminou na criação da C-Level Mentorship Academy, um projeto que mobiliza mais de 40 presidentes executivos (CEO) de empresas em Portugal para, durante um ano, garantirem mentoria a jovens mulheres que aspirem chegar a cargos de liderança de topo.
Mafalda é responsável de parcerias estratégicas na Google, em Londres, e Sara trabalha o desenvolvimento de negócio de startups, na Amazon Web Services, em Madrid. Chegar ao topo e assumir uma posição de liderança é uma ambição de carreira e um caminho que fazem diariamente, mas não sozinhas. Defendem a mentoria como motor de desenvolvimento profissional e o exemplo, como uma forma tão ou mais eficaz do que as quotas para alcançar a paridade de género nas direções executivas das empresas nacionais. Por isso lamentam que a importância do papel dos mentores ainda seja pouco reconhecida nas universidades e nas empresas e que, as mulheres ainda se inibam de partilhar os seus “super poderes e servir de exemplo e inspiração a outras mulheres”.
O problema, garante Mafalda Rebordão “não é a falta de talento, é a falta de descaramento”, como um dia, no início da sua carreira, lhe referiu um mentor. “Temos muito esta dificuldade em dizer que estamos lá fora, em nos expormos ao mercado, em falar do que fazemos bem”, explica, realçando que esta postura é um entrave ao sucesso e ao desenvolvimento que penaliza sobretudo as mulheres.
Para eliminar esse estigma, ganhar esse “descaramento” para mostrar o que se faz bem e bem incentivar as mulheres a partilhar o seu percurso, inspirando outras mulheres, Mafalda e Sara colocaram de pé um projeto de mentoria que parte do Ponto Zero para ajudar cada profissional a construir diariamente a sua melhor versão. “Temos muito esta crença de que todos nós estamos sempre a trabalhar nas nossas melhores versões profissionais”, explica Sara acrescentando que “queremos desafiar a ideia de que há apenas uma versão 2.0, de todas as coisas, que é a versão melhorada, porque não há. Há constantes melhores versões, seja a 10.0 ou a 50.0”.
Enquanto procuram as suas, Mafalda e Sara quem arrastar outros consigo e “colocar as gerações mais jovens a falar sobre a gestão das suas carreiras, a liderança”, sem medo de assumir onde querem chegar e para “versão” estão a trabalhar.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmateus@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes