Muito Mais Do Que Sexo

Quais as práticas sexuais que mais gostamos, mas de que não falamos por pudor? Ainda há muitos tabus no sexo? (vídeo)

Eis um episódio sobre as práticas sexuais propriamente ditas, preferências e desejos. Até que ponto os preconceitos da sociedade condicionam a vivência do prazer? Quais os maiores mitos a desmontar? Os portugueses continuam a preferir a posição de ‘missionário’ e dormir em ‘conchinha’? E os casais estão a conversar mais entre si sobre os seus verdadeiros gostos e vontades? Quanto a isto, a psicoterapeuta e sexóloga Marta Crawford sublinha uma ideia principal a ter sempre em conta, antes de tudo: “Quando um não quer, dois não podem. A vontade de quem não quer deve sempre ser respeitada.” Eis o mote para mais uma conversa desempoeirada entre a sexóloga e o jornalista Bernardo Mendonça

Quais as práticas sexuais que mais gostamos, mas de que não falamos por pudor? Ainda há muitos tabus no sexo? (vídeo)

Marta Crawford

Psicoterapeuta e sexóloga

Chegados ao 10º episódio colocamos finalmente a questão: Os portugueses continuam a preferir as clássicas posições de ‘conchinha’ e a ‘posição do missionário’ ou estão mais ousados? Ainda há muita gente a associar bom sexo a ser-se um(a) atleta do Kamasutra e ter um desempenho como os atores dos filmes porno?

A sexóloga e psicoterapeuta Marta Crawford esclarece qual a sua impressão destes tempos, de acordo com os casos que lhe chegam ao consultório, e chega a afirmar: “A maior parte das pessoas tem um ideal de sexualidade. Por um lado, tudo se pode fazer entre quatro paredes, por outro lado, as pessoas têm uma espécie de menu pré-estabelecido da forma como estão intimamente.”

E nisto da intimidade a dois, há casais que se conhecem tão bem que sabem detalhadamente o que fazer para dar prazer ao outro e alinham juntos nas fantasias. É o caso de Mike Venturas, barbeiro, de 39 anos, que revela aqui algumas das suas preferências sexuais, fala da relação com a mulher feita de amizade e muita química, e deixa alguns conselhos para eles e elas. Por outro lado, há parceiros de uma vida, muito companheiros, que mesmo já tendo experimentado uma ou outra coisa mais ousada ou lúdica, perceberam que não é isso que mais os estimula e apostam numa sexualidade cúmplice e refinada. É o caso da Rosário e do Daniel, um casal que está junto há muitos anos e que ainda mantém a chama e o amor. Ouçam-nos.

Como sempre, no final deste videocast damos palco à Cultura do Prazer para sugerirmos novos livros, filmes e séries relacionados com o tema da semana.

Temos encontro marcado no próximo domingo com novos assuntos para discutir e novos testemunhos. Até lá se quiser partilhar o seu ponto de vista e história pessoal para um dos próximos episódios - ou tão somente decidir comentar o que viu ou ouviu e lançar sugestões de temas e abordagens - não se acanhe e escreva-nos para mail@muitomaisdoquesexo.pt e visite-nos no site www.muitomaisdoquesexo.pt que esta semana tem as crónicas de Aldina Duarte, Cláudia Lucas Chéu, Rui Dias Monteiro, Bernardo Mendonça e Marta Crawford. E ainda uma entrevista ao ator Miguel Guilherme. Não percam!

Este programa conta com a captação e edição áudio de Marco António e da produtora 366 ideias; a realização e edição de vídeo é da Rita Pinto, do Rui Alves e da Place - Comunicação audiovisual; a direção de arte e criação do site do programa é dos + dois designers e o design e ilustrações desta edição são do João Vasco; a fotografia do logo é do Tiago Miranda; e a música do genérico é uma criação original da cantora e compositora Rita Red Shoes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate