Chegados ao 10º episódio colocamos finalmente a questão: Os portugueses continuam a preferir as clássicas posições de ‘conchinha’ e a ‘posição do missionário’ ou estão mais ousados? E há cada vez mais a pressão na intimidade de sermos todos campeões do kamasutra e de agirmos como atores dos filmes porno?
A sexóloga e psicoterapeuta Marta Crawford esclarece qual a sua impressão destes tempos, de acordo com os casos que lhe chegam ao consultório, e chega a afirmar: “A maior parte das pessoas tem um ideal de sexualidade. Por um lado, tudo se pode fazer entre quatro paredes, por outro lado, as pessoas têm uma espécie de menu pré-estabelecido da forma como estão intimamente.”
E nisto da intimidade a dois, há casais que se conhecem tão bem que sabem detalhadamente o que fazer para dar prazer ao outro e alinham juntos nas fantasias. É o caso de Mike Venturas, barbeiro, de 39 anos, que revela aqui algumas das suas preferências sexuais, fala da relação com a mulher feita de amizade e muita química, e deixa alguns conselhos para eles e elas. Por outro lado, há parceiros de uma vida, muito companheiros, que mesmo já tendo experimentado uma ou outra coisa mais ousada ou lúdica, perceberam que não é isso que mais os estimula e apostam numa sexualidade cúmplice e refinada. É o caso da Rosário e do Daniel, um casal que está junto há muitos anos e que ainda mantém a chama e o amor. Ouçam-nos.
Como sempre, no final deste videocast damos palco à Cultura do Prazer para sugerir novos livros e séries relacionados com o tema da semana.
Temos encontro marcado no próximo domingo com novos assuntos para discutir e novos testemunhos. Até lá se quiser partilhar o seu ponto de vista e história pessoal para um dos próximos episódios - ou tão somente decidir comentar o que viu ou ouviu e lançar sugestões de temas e abordagens - não se acanhe e escreva-nos para mail@muitomaisdoquesexo.pt e visite-nos no site www.muitomaisdoquesexo.pt que esta semana tem as crónicas de Aldina Duarte, Cláudia Lucas Chéu, Rui Dias Monteiro, Bernardo Mendonça e Marta Crawford. E ainda uma entrevista ao ator Miguel Guilherme. Não percam!
Este programa conta com a captação e edição áudio de Marco António e da produtora 366 ideias; a realização e edição de vídeo é da Rita Pinto, do Rui Alves e da Place - Comunicação audiovisual; a direção de arte e criação do site do programa é dos + dois designers e o design e ilustrações desta edição são do João Vasco; a fotografia do logo é do Tiago Miranda; e a música do genérico é uma criação original da cantora e compositora Rita Red Shoes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com