“Há uma possibilidade séria de eleições antecipadas. A degradação da situação governativa é grande e tem tendência para se agravar”
Segundo Luís Marques Mendes, não se pode presumir que a legislatura vá até 2026 porque o cenário de eleições antecipadas é cada vez mais uma possibilidade. Tudo vai depender do resultado das eleições europeias. Ouça a análise desta semana em podcast sobre as acusações de assédio na academia portuguesa, a demarcação de Montenegro em relação ao Chega e a possível cabeça de lista do PS para as europeias, Marta Temido
“O fantasma do Chega desapareceu”, diz Luís Marques Mendes sobre a entrevista dada pelo líder do PSD a Maria João Avillez. Já quanto ao fantasma do fim do Governo, mostra-se mais cauteloso: “há uma possibilidade de haver eleições antecipadas”, mas garante que não serão para já. As europeias podem vir a ser o palco para o combate antecipado e o comentador deixa as suas previsões: Marta Temido é uma potencial cabeça de lista do PS. Em análise, estão também as previsões de crescimento económico, as acusações feitas a Boaventura e as declarações “inaceitáveis” de Lula da Silva, ao nível do PCP em Portugal, na visita à China. Ouça Luís Marques Mendes em podcast e fique a par dos temas mais importantes da semana. Este programa foi emitido na SIC Notícias a 16 de abril.
Todos os domingos a análise de Luís Marques Mendes no Jornal da Noite. Um espaço em que o comentador olha de forma atenta e crítica para os assuntos que marcam a semana em Portugal e no estrangeiro. Ouça aqui outros episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes