“Em tempos normais, o Governo tinha sido demitido esta semana” - Marques Mendes
No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes foi muito duro para com os socialistas e o Governo de António Costa. E disse mesmo que as recentes revelações na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP são “o grau zero da política”. O comentário de domingo à noite com Luís Marques Mendes pode ser ouvido aqui
A atuação de governantes como Pedro Nuno Santos ("o grande culpado"), Hugo Mendes e João Galamba no dossier TAP foi muito criticada por Marques Mendes no seu comentário dominical. Mendes disse ainda estranhar o silêncio de António Costa nesta matéria.
Em análise, as revelações da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TAP, em que foram feitas várias acusações de ingerência e pressão governamental sobre a companhia.
Os episódios vão desde o e-mail enviado à presidente executiva da TAP a pedir a mudança de voo do Presidente da República por uma questão de conveniência política (“um aliado que pode tornar-se o nosso pior pesadelo”), ao tecto de 500 mil euros para a indemnização que, afinal, segundo disse Christine Widener aos deputados, teria sido mesmo Hugo Mendes a estipular como o valor máximo aceitável pelo Governo, passando pelas mensagens de “reprimenda” que enviou à então presidente executiva da TAP a dar conta de que “TODAS” as comunicações feitas pela TAP para o Governo deviam ter o Ministério das Infraestruturas como único interlocutor, e não outro ministério que não aquele.
Marques Mendes disse mesmo que em situações normais, se não enfrentássemos uma crise económica e social, já estaríamos com um crise política e a ir para eleições legislativas antecipadas.
O comentador comparou mesmo a situação política atual à que levou à demissão do então primeiro-ministro Santana Lopes, em 2004.
E vaticinou que se o atual clima político continuar, “teremos eleições legislativas antecipadas em 2024”.
Para além deste tema, Marques Mendes falou ainda da perda de poder de compra dos reformados e das fiscalizações nos supermercados. Oiça Luís Marques Mendes em podcast
Todos os domingos a análise de Luís Marques Mendes no Jornal da Noite. Um espaço em que o comentador olha de forma atenta e crítica para os assuntos que marcam a semana em Portugal e no estrangeiro. Ouça aqui outros episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes