Linhas Vermelhas

Confiar ou censurar? Este Carnaval, a simulação de uma crise política por Luís Montenegro e PCP

Este sábado, em menos de três horas, ficou resolvida uma crise política que podia ter arrastado o país para novas eleições. Em vez de se confiar, decidiu-se censurar. Mas quem ficou com a responsabilidade do país quase ir a eleições? E será que devíamos continuar com a série de escrutínios ao primeiro-ministro começada pela polémica Lei dos Solos? Ouça a análise do Linhas Vermelhas

Este sábado, Luís Montenegro colocou a hipótese de apresentar uma moção de confiança ao Parlamento, nas palavras da comentadora Catarina Martins, “como quem diz 'agarrem-me, se não vamos a eleições'”. E, logo a seguir, o PCP apresentou uma efetiva moção de censura, de imediato reprovada pelo PS. Em menos de três horas, ficou resolvida uma crise política que podia ter arrastado o país para novas eleições. Em vez de se confiar, decidiu-se censurar.

Mas quem ficou com a responsabilidade? E será que tudo isto foi só mesmo uma brincadeira de Carnaval? “Não sou adivinha, só sei que não interessa nada ao país e aos portugueses ir a eleições”, garante Cecília Meireles. Já Catarina Martins expressa maior indignação. “Nós podemos ter um primeiro-ministro que não cumpre as leis básicas da democracia?”, pergunta. Ouça aqui a análise do Linhas Vermelhas em podcast, emitido a 3 de março na SIC Notícias.

Um debate de ideias sobre temas nacionais e internacionais. Na SIC Notícias à segunda-feira, com Catarina Martins e Cecília Meireles, e à quarta, com Miguel Morgado e Miguel Prata Roque. Ouça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate