Liberdade para Pensar

2012: quando milhares de portugueses foram para a rua gritar “que se lixe a troika“

Neste episódio do podcast Liberdade Para Pensar recuamos até 2012, ano em que, a 15 de setembro, centenas de milhares de portugueses saíram à rua num gigantesco protesto em uníssono contra a austeridade imposta pela troika e pelo Governo chefiado por Pedro Passos Coelho. Cristina Figueiredo conversa com Miguel Relvas, então ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e com João Camargo, à época membro do Movimento Que Se Lixe A Troika e um dos organizadores da manifestação

2012: quando milhares de portugueses foram para a rua gritar “que se lixe a troika“

Cristina Figueiredo

Editora de Política da SIC

José Fernandes

A manifestação de 15 de setembro foi eleita pela redação do Expresso como o facto nacional de 2012 e o contribuinte português como a figura nacional. Mas outros acontecimentos marcaram ainda esse ano: perdemos Miguel Portas e Bernardo Sassetti. Duarte Lima, José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Monte Branco. O BPN foi vendido ao Banco BIC. Foi criado o testamento vital. Catarina Martins e João Semedo sucederam a Francisco Louçã na liderança do Bloco de Esquerda. E descobriram-se irregularidades na licenciatura do então ministro Miguel Relvas que, nesta conversa com o Expresso, não teve problemas em revisitar esses dias.

A manifestação em Lisboa foi um acontecimento histórico em várias dimensões. Nuno Botelho, fotógrafo do Expresso, testemunhou-o através da sua objetiva e uma das suas fotos desse dia tornou-se icónica. Ouvimos o seu testemunho neste episódio.

José Fernandes

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CFigueiredo@sic.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate