Liberdade para Pensar

2023. A vida aos olhos da geração sub-30: “Não está a acontecer o que nos prometeram”

20 janeiro 2023 7:00

A geração que está a acabar o ensino superior ou a entrar no mercado de trabalho não está satisfeita. Prometeram-lhes que, se estudassem e trabalhassem muito, tudo ia correr bem, mas o que encontram é trabalho precário, salários baixos e habitação a preços insustentáveis. Bianca Castro, de 21 anos, João Martins, de 29, Mariana Carvalho, de 24, e Teresa Amaro Ribeiro, de 22, fazem parte da geração mais bem preparada de sempre e reclamam a qualidade de vida que lhes prometeram. Oiça o segundo episódio do novo podcast do Expresso, Liberdade para Pensar

20 janeiro 2023 7:00

carlos paes

O ano de 2023 começou com grande instabilidade política, levando o Presidente da República a avisar que o Governo não pode falhar e o chefe do Executivo a prometer aos jovens que Portugal vai ser o país onde eles querem viver. Não apenas até 2026, nem 2030, mas, quem sabe, o resto da vida deles. Será?

carlos paes

Seguimos o desafio feito pelo Expresso a alguns jovens para que escrevessem uma carta a António Costa em reposta ao seu artigo do dia 1 de Janeiro, no JN. Juntamos dois profissionais da casa a duas dessas jovens que escreveram nas páginas do jornal cartas abertas ao primeiro-ministro. Oiça aqui o debate dos quatro sub-30 com Paulo Baldaia no novo podcast do Expresso, Liberdade para Pensar.

carlos paes

50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Figueiredo e Paulo Baldaia partem ano a ano com convidados especiais: políticos, economistas, artistas, figuras que marcam a sociedade portuguesa. Ao todo, 50 debates sobre 50 anos de Portugal. Sem dogmas, para pensar o mundo. Todas as sextas-feiras, com Liberdade para Pensar.

mário henriques