Leste Oeste de Nuno Rogeiro

Biden congratula-se, Zelensky suspira de alívio. O reforço chega tarde à Ucrânia, mas chega

As coisas parecem estar a mudar na Ucrânia, com os seus aliados apostados em ajudá-la a suster e repelir a presumível ofensiva russa de Maio-Junho. A análise de Nuno Rogeiro no Leste/Oeste em podcast

O Congresso norte-americano aprovou, neste sábado, um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), apesar da oposição da maioria republicana, próxima do ex-presidente Donald Trump. A ajuda era há muito solicitada por Volodymyr Zelensky e pelas tropas ucranianas para conter os avanços da ofensiva russa durante os próximos meses. O líder da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, inicialmente recusou-se a colocar em votação a ajuda externa solicitada por Joe Biden, mas o ataque do Irão a Israel pressionou-o a avançar com a proposta de ajuda a Israel, o principal aliado dos EUA no Médio Oriente. Johnson acabou por colocar em votação a ajuda à Ucrânia e a Taiwan, em projetos separados, que foram igualmente aprovados. A aprovação final do presidente norte-americano, Joe Biden, é esperada, já que classificou a decisão do Congresso como um "momento histórico" de "ajuda crucial" aos três países. O Leste/Oeste foi emitido na SIC Notícias a 21 de abril.

DR

A análise de Nuno Rogeiro sobre os temas que marcam a atualidade internacional. Todos os domingos, às 14h, Leste/Oeste na SIC Notícias e em podcast. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate