Desastres Naturais

Ian Hamilton, nacionalista escocês que roubou a pedra que vai ser usada na coroação de Carlos III (1925-2022)

4 novembro 2022 12:00

O advogado e político escocês que ficou famoso por roubar a Pedra do Destino (The Stone of Scone), um calhau mítico onde os reis escoceses eram coroados na idade média e que vai ser utilizada para coroar o rei Carlos III. António Araújo assina o texto e a narração deste podcast Desastres Naturais

4 novembro 2022 12:00

Nacionalista escocês, Ian Robertson Hamilton entrou na abadia de Westminster em Londres no dia de Natal de 1950 e roubou a Pedra do Destino (Stone of Scone), objeto utilizado nas coroações escocesas até 1296, altura em que foi roubada pela coroa Inglesa. Apesar da pedra estar em solo escocês, vai ser utilizada na coroação do Rei Carlos III. Político, ativista pela independência e advogado, Hamilton faleceu aos 97 anos sem ver a Escócia independente.

jeff j mitchell

De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que outros, estrangeiros e nacionais, todos podem figurar nos obituários feitos por António Araújo. Com uma certeza, porém: só ouve quem estiver vivo. Ouça mais episódios: