Deixar o Mundo Melhor

Ricardo Costa: “Perco muito tempo a ver a concorrência e valorizo-a muito. A CNN Portugal é um desafio brutal para a SIC Notícias”

No 30º aniversário da SIC, o Diretor-geral de Informação do canal é o convidado de Francisco Pinto Balsemão no podcast Deixar o Mundo Melhor. Ricardo Costa lembra a entrada no jornalismo sem ter terminado o curso universitário, fala da concorrência e da luta das audiências na televisão e afirma estar preparado para abandonar as atuais funções a qualquer momento se perceber que isso prejudica a relação com o irmão, o atual primeiro-ministro

Nasceu em Lisboa em 1968 e foi nesta cidade que cresceu, estudou, viveu e vive. Filho do escritor Orlando da Costa, cresceu numa casa onde existia uma grande biblioteca e, em criança, conviveu com muitos amigos do pai, que só mais tarde percebeu “a importância e o relevo cultural que tinham”.
Aos 21 anos começou a trabalhar no semanário Expresso, num tempo em que se faziam grandes reuniões de redação todas as segundas-feiras e não existiam telemóveis nem internet. O jornalista Ricardo Costa, diretor-geral de informação da SIC, está na estação desde a sua criação, em 1992, com um regresso à direção do Expresso pelo meio: "Regressei quando o jornal começou a vender abaixo dos cem mil exemplares, muita gente estava em estado de choque, era preciso começar a fazer o que agora pomposamente se chama transformação digital. Foi um período muito interessante para se estar no jornal. Agora, a televisão está a passar pelos mesmos problemas que os jornais viveram há uns anos".
Tem menos sete anos do que o seu único irmão, o primeiro-ministro António Costa. Se as boas contas fazem os bons amigos - como diz o ditado - as conversas escolhidas constroem boas relações familiares: "Não falo de política com o meu irmão, nem de nada que tenha a ver com a área da comunicação. Quando ele vem à SIC, nunca estou para o receber. Mas convivemos".
Ana Baiao

Francisco Pinto Balsemão lança o podcast “Deixar o Mundo Melhor” para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos sectores da sociedade.

Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.

“Deixar o Mundo Melhor” pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Também pode ler uma versão sintética desta conversa na revista do Expresso de 7 de outubro. Oiça aqui os outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas