As taxas Euribor pararam de descer. O que vai acontecer com o crédito à habitação nos próximos meses?
Neste episódio do Contas-Poupança olhamos para o que pode acontecer ao crédito à habitação nos próximos meses e ao longo de 2026. As taxas Euribor pararam de descer e tudo indica que não voltarão aos valores muito baixos do passado. Os mercados antecipam que, já no início de 2026, possa haver um novo agravamento. Isso significa que quem tem crédito indexado à Euribor deve estar preparado para oscilações na prestação
Falamos também sobre as estratégias práticas que pode adotar para baixar já a sua prestação. Desde renegociar o spread com o banco, transferir o crédito para outra instituição com melhores condições, amortizar parte do capital em dívida, rever os seguros associados ou ponderar uma mudança de taxa variável para fixa ou mista: há várias soluções que podem aliviar o orçamento.
O objetivo é perceber o cenário provável para o resto de 2025 e 2026 e, ao mesmo tempo, dar-lhe ferramentas para agir de forma informada. Quanto mais cedo analisar o seu contrato e fizer contas ao impacto de eventuais subidas de juros, maior será a capacidade de evitar surpresas desagradáveis e de proteger as suas finanças.
Boas poupanças!
ENVIE A SUA PERGUNTA EM ÁUDIO (gravada) PELO WHATSAPP 927753737
Contas-poupança é um podcast de Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, que aproveita as suas viagens de carro para falar sobre dinheiro. Todas as segundas-feiras e quartas-feiras às 7h, uma nova boleia para começar bem a sua semana financeira. Disponível em todas as aplicações de podcast e nos sites da SIC Notícias e Expresso.