Contas Poupança

Comprar a casa dos sonhos, garantir a reforma ou apostar tudo em ETFs? Pedro Andersson dá a resposta (e explica o que é um ETF)

São as chamadas dúvidas "boas". São os dilemas de quem conseguiu organizar a sua vida e tem algumas poupanças, ou que conseguiu - com esforço ou alguma sorte - um trabalho com rendimentos acima da média. Ao contrário do que muitos pensam, nem todos ganham mal em Portugal. O "problema" não está em quem ganha bem, mas em quem ganha mal. As estratégias para um caso e outro têm de ser diferentes.

No caso da pergunta em áudio a que respondo esta semana, o jovem (com menos de 35 anos) consegue poupar um valor considerável por mês para a entrada de uma casa, mas simultaneamente quer começar a preparar o futuro.

Ele quer saber se deve apostar mais na poupança para a entrada de uma casa, manter os reforços no ETF ou se deve também subscrever um PPR, e em que proporções. Pedro Andersson esponde no episódio desta semana.

“Vamos a contas“ são episódios ”bónus“ a meio da semana, em que respondo de forma mais breve às vossas perguntas simples e diretas. Não há perguntas demasiado básicas. Se não sabe, pergunte!

O pior que pode acontecer é não saber alguma coisa sobre finanças pessoais, ter vergonha de perguntar, e tomar decisões erradas (ou nunca decidir) por causa dessa falta de informação.

ENVIE A SUA PERGUNTA EM ÁUDIO PELO WHATSAPP 927753737

Ao deixar a sua pergunta está a autorizar que ela seja utilizada publicamente. O objetivo é que a resposta seja útil não apenas para si, mas para todos os outros que nos escutam.

Vamos a contas?

Poupar, ou investir num PPR ou ETF?

Contas-poupança é um podcast de Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, que aproveita as suas viagens de carro para falar sobre dinheiro. Todas as segundas-feiras às 7h, uma nova boleia para começar bem a sua semana financeira. Disponível em todas as aplicações de podcast e nos sites da SIC Notícias e Expresso.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate