A cruz de Costa e o rei dos catalisadores
A sondagem Expresso-SIC, a coabitação entre Costa e Marcelo e a contestação social estão em debate na Comissão Política desta semana
A sondagem Expresso-SIC, a coabitação entre Costa e Marcelo e a contestação social estão em debate na Comissão Política desta semana
Na quinta-feira à noite, em entrevista à SIC, o primeiro-ministro respondeu com humildade à sondagem Expresso-SIC que lha dá a primeira negativa em quatro anos e em que o Governo atinge a pior avaliação deste barómetro. Esse é o ponto de partida para a Comissão Política desta semana.
Os jornalistas Rita Dinis, João Diogo Correia e Vítor Matos, um dos habituais comissários, debatem as razões e as consequências da queda do PS e do crescimento do Chega. Mas pela conversa também passa a contestação social e a coabitação entre primeiro-ministro e Presidente da República que andaram juntos, na sexta-feira, a ver obras do Programa de Recuperação e Resiliência.
Marcelo, que também desce neste barómetro, diz que quer ser um catalisador positivo, depois das críticas ao plano para a habitação e dos avisos sobre o PRR. E Vítor Matos eleva-o a “rei dos catalisadores”. Já Costa a sofrer os custos dos erros de governação e o efeito negativo das medidas, parece andar com a habitação às costas como uma cruz que o faz cair na apreciação dos portugueses.
E Montenegro porque não capitaliza mais a avaliação negativa do Governo e a queda do PS? O que explica que Chega e Iniciativa Liberal cresçam mais do que o PSD? Tudo isto passa pela conversa que tem a sonoplastia do João Martins e a ilustração de Carlos Paes.
Ouça mais episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes