Comissão Política

Uma falua a meter água no caminho de Belém

A revolta no Mondego voltou a colocar o almirante Gouveia e Melo debaixo dos holofotes. Na Comissão Política desta semana discutimos o caso e as ambições do herói das vacinas

Uma falua a meter água no caminho de Belém

Eunice Lourenço

Editora de Política

Uma falua a meter água no caminho de Belém

João Martins

Sonoplastia

Uma falua a meter água no caminho de Belém

Carlos Paes

Ilustração

Na semana passada, 13 marinheiros recusaram embarcar no Mondego, um navio colocado na região autónoma da madeira para ações de soberania. Com a recusa da missão, um navio russo passou ao largo de Porto Santo sem vislumbrar fiscalização. E o almirante Gouveia e Melo, o herói das vacinas, ficou com um grande problema em mãos: o maior caso de insubordinação conhecido no Portugal democrático.

O caso passou as fronteiras da marinha e entre conspirações e declarações, o almirante foi criticado por, alegadamente, estar a usar o caso em proveito próprio.

Juntamos o estado maior do Expresso para uma Comissão Política militarizada. Na conversa desta semana, temos como chefe de Estado maior, o diretor do Expresso João Vieira Pereira, um dos seus adjuntos no lugar de ajudante de campo David Dinis, um dos comissários permanentes, e o brigadeiro Vítor Matos, outro dos nossos comissários permanentes.

A moderar está Eunice Lourenço. A sonoplastia ficou aos cuidados de João Martins e a ilustração é do Carlos Paes.

Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate