"A ofensiva ucraniana da primavera já passou para o verão"
Neste episódio do Bloco de Leste, em que conversamos com a investigadora Sandra Fernandes (que esta quinta-feira, na estação de metro S. Bento, no Porto, apresenta o livro “Ucrânia Insubmissa”, da autoria dos jornalistas Cândida Pinto e David Araújo), olhamos para o significado da fuga de documentos sensíveis do Pentágono e tentamos perceber em que medida isso pode afetar e impactar a guerra na Ucrânia
A investigadora e professora universitária Sandra Fernandes, convidada residente do Bloco de Leste, olha para a mais recente fuga de informação sensível nos EUA, em que é revelado algum pessimismo quanto à capacidade das forças armadas ucranianas e a possibilidade de reconquista territorial significativa numa contraofensiva militar.
Para Sandra Fernandes, é pouco provável que esta fuga de informação, embora “embaraçosa” para os Estados Unidos da América, tenha o impacto de outros episódios, como as revelações de Edward Snowden. A investigadora diz que é preciso ainda conhecer-se melhor a totalidade da fuga da informação, a sua origem e motivação, para se tirarem conclusões definitivas.
Quanto à frente de guerra, Sandra Fernandes olha para o que se passa no terreno e conclui que a “guerra híbrida” está aí e que o sofrimento dos dois lados leva a que ninguém esteja disposto a recuar nesta altura.
Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.
Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.
Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Oiça aqui mais episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes