Bloco de Leste

O TPI e o tenebroso caso das 16 mil crianças ucranianas raptadas pela Rússia

Hoje, com a Lívia Franco, da Universidade Católica, vamos olhar para as crianças da Ucrânia. Para as mais de 16 mil crianças, muitas delas órfãs, que as forças russas tiraram de território ucraniano e levaram para a Rússia, da Crimeia à Sibéria. Uma atuação considerada crime de guerra e que já levou a um mandado internacional contra Vladimir Putin
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a comissária para os direitos das crianças, Maria Lvova-Belova
MIKHAIL KLIMENTYEV

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados internacionais de detenção contra o Presidente russo, Vladimir Putin, e a comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa, Alekseyevna Lvova-Belova, por serem "alegadamente responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

O que é o TPI e o que pode fazer neste caso? Qual o limite à sua atuação e como pode contar com a colaboração dos Estados? Isto sabendo-se que são signatários do Tratado que criou o tribunal cerca de 120 países, dos mais de 190 que fazem parte das Nações Unidas.

Nesta conversa com Lívia Franco olhamos não só para a atuação do TPI mas também para o que aconteceu a estas 16 mil crianças raptadas, qual o objetivo da Rússia e o que está a ser feito para serem localizadas e recuperadas.

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Oiça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas