Bloco de Leste

Bakhmut: uma luta sangrenta em que por cada ucraniano que tomba, caem 10 soldados russos

Há quase oito meses que as forças russas atacam Bakhmut, tornando esta localidade, hoje em dia praticamente destruída, o símbolo da violência e capacidade destrutiva desta guerra. Porque é que Bakhmut interessa nesta altura, porque é que está toda a gente a falar de Bakhmut? O que é que esta localidade e esta zona têm assim de tão estratégico para que se assista a este confronto tão aceso aqui? Uma conversa com a professora e comentadora Sandra Fernandes, da Universidade do Minho

Bakhmut fica algures entre Donetsk e Lugansk, na região do Donbas, em que a Rússia procura ganhar terreno. As forças russas procuram aqui uma vitória e mostrar que conseguem ganhos no terreno, mesmo que sejam à custa de pesadas baixas humanas.

Este episódio é dedicado a Bakhmut.

E nele falamos do custo desta sangrenta batalha, do seu significado para o curso da guerra, do papel do Grupo Wagner nos combates. E também do que pode ser uma estratégia ucraniana de fazer alargar a frente de batalha para outros pontos, nomeademente com ataques dentro das fronteiras da Rússia.

Ouça a análise de Sandra Fernandes, professora e investigadora da Universidade do Minho e comentadora residente do Bloco de Leste

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Oiça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas