Bloco de Leste

Leopard 2. O que têm afinal os tanques de guerra alemães e será que podem mudar o rumo da guerra?

25 janeiro 2023 8:00

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

José Cedovim Pinto

José Cedovim Pinto

Jornalista Multimédia

O Ocidente tem aparecido dividido sobre o envio de mais material militar para a Ucrânia. Depois de muitas hesitações, os alemães aceitam enviar os muito falados tanques Leopard 2 para a zona de conflito. Mas que importância pode isso ter? E para que vão servir? E como pode a Rússia responder? Uma conversa com Sandra Fernandes, da Universidade do Minho

25 janeiro 2023 8:00

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

José Cedovim Pinto

José Cedovim Pinto

Jornalista Multimédia

Nas últimas semanas, o nome Leopard 2 está no topo da atualidade. São os modernos tanques de fabrico alemão que a Ucrânia tem pedido para o seu esforço de guerra contra a Rússia (o exército ucraniano é composto por material antigo e sobretudo de origem russa). Mas os alemães apareceram aqui hesitantes, e até à última resistiram a enviar, e a autorizar o envio, dos referidos tanques para a zona de conflito. Porquê?

A professora e especialista Sandra Fernandes explica, neste episódio, as razões para tanto zigue e tanto zague por parte do país liderado por Olaf Scholz. Razões que se prendem com a política interna, e os equilíbrios de um governo de coligação, ou razões mais psicológicas, que se prendem com o passado do país.

E, afinal, que importância têm os tanques? Será que podem ajudar a desbloquear o “impasse” que se vive no terreno? E o que pode fazer o regime de Vladimir Putin em resposta? Será que vai pressionar a Bielorússia a entrar no conflito de forma aberta?

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias, que estarão comigo de forma alternada. Oiça aqui mais episódios: