A eficaz máquina de propaganda do Kremlin, aliada a um sistema repressivo cada vez mais forte, faz com que hoje em dia falar de oposição organizada ou sequer de oposição na Rússia seja uma miragem. E a oposição que existe no exterior também não revela força para conseguir abalar o regime russo. A análise é de Sandra Fernandes, em mais um episódio do Bloco de Leste, desta feita dedicado a olhar para o que se passa na vida política na Rússia.
Para a investigadora, mesmo que Vladimir Putin acabe por deixar a liderança do regime que encabeça desde o início do século, o seu sucessor será sempre encontrado dentro dos seus mais próximos e alinhados com a política atual.
Putin "fechou de tal forma a sociedade russa, em termos de manipulação mental como em termos legais", que hoje em dia não há sequer espaço para uma oposição interna forte.
Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.
Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.
Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias, que estarão comigo de forma alternada. Oiça aqui mais episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes