Bruno Cardoso Reis é historiador e especialista em segurança internacional. Ao longo deste conflito, tem sido, quer na antena da SIC Notícias, quer na Rádio Observador, um dos mais lúcidos analistas do conflito militar no leste da Europa. Agora, foi o escolhido para a emissão final do Bloco de Leste, em que a propósito dos sete meses de guerra, que se assinalam a 24 de setembro, olhamos para sete grandes questões levantadas por este conflito.
-O papel alemão na liderança da construção europeia ficou ameaçado pelo posicionamento da Alemanha neste conflito?
-Os países do Leste Europeu que integram o Grupo de Visegrado ganharam particular protagonismo neste conflito. O que é que isso significa para os equilíbrios dentro da União Europeia?
-O norte da Europa, com a ameaça sobre os países Bálticos e a adesão da Finlândia e Suécia à NATO, pode tornar-se um novo foco de instabilidade permanente?
-Até quando vamos ver o Ocidente unido, sabendo que “the winter is coming”?
-Depois da forma como se posiciona nesta guerra, o que esperar e qual o papel da Turquia e do sr. Erdogan?
-O que significa a posição da China neste conflito, e a sua evolução, para o equilíbrio geo-estratégico do planeta?
-E a Rússia de Vladimir Putin, o que ainda podemos esperar dela, numa altura em que o conflito militar no terreno parece cada vez mais complexo?
Ouça a conversa e as respostas de Bruno Cardoso Reis, essenciais para termos uma ideia mais geral das consequências do conflito militar que prossegue
A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olhou para Leste ao longo dos últimos meses: da Polónia, à Moldávia, Da Finlândia ao Cazaquistão, do Báltico e de Kaliningrado à China.
Todas as semanas, à quinta-feira de manhã, um novo episódio dedicado a um só país. Bloco de Leste é um projeto coordenado por Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.
Bielorrússia. “Vive-se um clima de terror. E o futuro de Lukashenko está ligado a esta guerra” Crimeia: península na origem da guerra que foi tomada pelos “homenzinhos verdes” de Putin Moldávia. Pais pode ser o próximo alvo de Putin? Especialista moldava responde no primeiro episódio do podcast Bloco de Leste
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes