Bloco de Leste

Sete meses de guerra na Ucrânia: “Uma paz a qualquer preço seria legitimar o regresso da guerra de conquista como normal"

22 setembro 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

João Martins

Sonoplastia

Para concluirmos esta série de episódios do Bloco de Leste, fomos revisitar países e regiões de que aqui falámos ao longo dos últimos meses e tentar perceber melhor tudo o que já mudou e o que ainda se perspetiva. A liderança europeia mudou? Os países do Leste europeu têm agora outro posicionamento? Até quando vai durar a aliança Ocidental? Quais os grandes erros de Putin nestes sete meses? O que muda na relação entre as grandes potências? Uma conversa a não perder, com Bruno Cardoso Reis

22 setembro 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

João Martins

Sonoplastia

Bruno Cardoso Reis é historiador e especialista em segurança internacional. Ao longo deste conflito, tem sido, quer na antena da SIC Notícias, quer na Rádio Observador, um dos mais lúcidos analistas do conflito militar no leste da Europa. Agora, foi o escolhido para a emissão final do Bloco de Leste, em que a propósito dos sete meses de guerra, que se assinalam a 24 de setembro, olhamos para sete grandes questões levantadas por este conflito.

-O papel alemão na liderança da construção europeia ficou ameaçado pelo posicionamento da Alemanha neste conflito?

-Os países do Leste Europeu que integram o Grupo de Visegrado ganharam particular protagonismo neste conflito. O que é que isso significa para os equilíbrios dentro da União Europeia?

-O norte da Europa, com a ameaça sobre os países Bálticos e a adesão da Finlândia e Suécia à NATO, pode tornar-se um novo foco de instabilidade permanente?

-Até quando vamos ver o Ocidente unido, sabendo que “the winter is coming”?

-Depois da forma como se posiciona nesta guerra, o que esperar e qual o papel da Turquia e do sr. Erdogan?

-O que significa a posição da China neste conflito, e a sua evolução, para o equilíbrio geo-estratégico do planeta?

-E a Rússia de Vladimir Putin, o que ainda podemos esperar dela, numa altura em que o conflito militar no terreno parece cada vez mais complexo?

Ouça a conversa e as respostas de Bruno Cardoso Reis, essenciais para termos uma ideia mais geral das consequências do conflito militar que prossegue

tiago pereira santos e mário henriques

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olhou para Leste ao longo dos últimos meses: da Polónia, à Moldávia, Da Finlândia ao Cazaquistão, do Báltico e de Kaliningrado à China.

Todas as semanas, à quinta-feira de manhã, um novo episódio dedicado a um só país. Bloco de Leste é um projeto coordenado por Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.