Bloco de Leste

Crimeia: península na origem da guerra que foi tomada pelos “homenzinhos verdes” de Putin

Na semana em que se assinalam os seis meses da guerra, falamos da península no sul da Ucrânia que foi anexada pela Rússia em 2014 e que está, tal como a região do Donbas, na origem da atual guerra. Porque é que importa falar da Crimeia? O que se está a passar lá? O que pode acontecer? Qual a sua história? Porque é tão disputada? Para nos ajudar na conversa contamos com a jornalista Iryna Shev, da SIC, que esteve na região durante três dos últimos seis meses a cobrir o conflito
Crimeia: península na origem da guerra que foi tomada pelos “homenzinhos verdes” de Putin

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Crimeia: península na origem da guerra que foi tomada pelos “homenzinhos verdes” de Putin

João Martins

Coordenador de Podcasts

Neste programa, Iryna Shev sublinha a “importância estratégica e histórica” da Crimeia e também a sua importância para o atual conflito a Leste.

A Península da Crimeia, no sul da Ucrânia, fica situada entre o Mar Negro e o Mar de Azov. “Foi precisamente aqui que começou a disputa visível entre a Ucrânia e a Rússia, que sempre existiu desde a queda da União Soviética”, afirma a jornalista da SIC. Que, neste programa vai até à História, e ao século XVI, passando pelo Império Russo, pelos Tártaros e pela URSS para nos ajudar a perceber o que é hoje a Crimeia. Região que foi anexada pela Rússia de Putin em 2014.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas, à quinta-feira de manhã, um novo episódio dedicado a um só país. Bloco de Leste é um projeto coordenado por Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate