Bloco de Leste

Crimeia: península na origem da guerra que foi tomada pelos “homenzinhos verdes” de Putin

25 agosto 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

João Martins

Sonoplastia

Na semana em que se assinalam os seis meses da guerra, falamos da península no sul da Ucrânia que foi anexada pela Rússia em 2014 e que está, tal como a região do Donbas, na origem da atual guerra. Porque é que importa falar da Crimeia? O que se está a passar lá? O que pode acontecer? Qual a sua história? Porque é tão disputada? Para nos ajudar na conversa contamos com a jornalista Iryna Shev, da SIC, que esteve na região durante três dos últimos seis meses a cobrir o conflito

25 agosto 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

João Martins

Sonoplastia

Neste programa, Iryna Shev sublinha a “importância estratégica e histórica” da Crimeia e também a sua importância para o atual conflito a Leste.

A Península da Crimeia, no sul da Ucrânia, fica situada entre o Mar Negro e o Mar de Azov. “Foi precisamente aqui que começou a disputa visível entre a Ucrânia e a Rússia, que sempre existiu desde a queda da União Soviética”, afirma a jornalista da SIC. Que, neste programa vai até à História, e ao século XVI, passando pelo Império Russo, pelos Tártaros e pela URSS para nos ajudar a perceber o que é hoje a Crimeia. Região que foi anexada pela Rússia de Putin em 2014.

tiago pereira santos e mário henriques

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas, à quinta-feira de manhã, um novo episódio dedicado a um só país. Bloco de Leste é um projeto coordenado por Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.