Bloco de Leste

China: Xi Jinping aproxima-se da Rússia por se sentir “ameaçado pelos EUA”

7 julho 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

China, o maior e mais populoso país do mundo. Um país que, embora distante da Europa, assume um papel essencial neste conflito. Pela sua posição algo ambígua, dado que nunca condena a Rússia frontalmente, e pela forma como parece querer aumentar e cimentar a sua influência à escala global. O que se passa com o regime liderado por Xi Jinping? Como se posiciona, o que espera e o que ambiciona? Martim Silva convida António Caeiro, um dos mais experimentados jornalistas nacionais em matérias relacionadas com a China, para este podcast Bloco de Leste

7 julho 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Porque é importante falarmos da China quando olhamos para o conflito no Leste da Europa? A Rússia já se tornou o maior fornecedor de petróleo da China, ultrapassando a Arábia Saudita, e as matérias-primas de que a Rússia é fértil são essenciais para a economia chinesa prosseguir a sua trajetória de crescimento.

António Caeiro, jornalista que viveu 19 anos na China e é um profundo conhecedor da realidade chinesa, fala neste episódio do Bloco de Leste da visão chinesa do conflito e do mundo. Uma visão que assenta essencialmente na oposição à hegemonia dos Estados Unidos e na perspetiva de um mundo multipolar, com várias potências regionais, em vez de uma superpotência à escala global.

Aqui se fala também da relação especial de Xi Jinping e Vladimir Putin, líderes autoritários que são da mesma geração e cultivam uma relação especial, espelhada em mais de 30 encontros a dois ao longo dos anos. Xi já classificou mesmo Putin como o seu melhor amigo.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.