As Mulheres Não Existem

Abigail Smith: “Os meus pecados americanos: não gosto de bacalhau, não consigo conduzir caixa manual”

A convidada desta semana do podcast As Mulheres Não Existem nasceu em Montgomery, no Alabama, passou por Washington, por Lisboa e decidiu assentar na Chamusca, no Ribatejo. Atleta de triatlo, criou a marca “Ela Pedala” para suprir a falta de roupa de ciclismo para mulheres. Escreveu e publicou o romance “Paixão de Lisboa” no rescaldo de um divórcio. Atualmente, é copywriter e criadora de cavalos

NUNO FOX

Numa conversa franca e bem-humorada com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira, Abigail Smith relata as peripécias dos dez anos que já vive em Portugal. Considera que “há muito estereótipo e informação falsa que chega até cá” sobre as pessoas do Sul dos Estados Unidos. Conterrânea de Rosa Parks, vê a questão do racismo no Sul como “uma conversa aberta” que não existe noutras zonas do país, e afirma que “a presença de um assunto permite uma conversa que noutras partes se varre para debaixo do tapete”.

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Outro estereótipo que existe é sobre as estrangeiras em geral. “Há uma percepção de que admitimos coisas que pelos vistos as portuguesas não admitem”, aponta. “Quando praticava triatlo, havia muitas bocas e tentativas de engate por pensarem que eu tinha uma sexualidade que estava ‘fora da história deste país’… lamento desiludir os homens portugueses”, diz, “mas somos mais ou menos iguais”.

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Persiste também a ideia de que as americanas terão mais poder económico. Abigail mudou-se para o Ribatejo por causa dos “preços proibitivos” da habitação em Lisboa e porque tinha de se sustentar financeiramente enquanto apostava numa carreira desportiva. Isso não impediu que, agora que está a organizar o casamento com o seu cavaleiro ribatejano, lhe chegassem orçamentos astronómicos por causa do seu “sotaque lixado”.

Neste episódio de As Mulheres Não Existem, houve também tempo para contar a história de Calamity Jane, para debater o artigo “Marriage of the Minds”, sobre Agnes Callard, e recomendar a coleção primavera-verão da designer portuguesa Constança Entrudo.

Tiago Pereira Santos

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