Diana Duarte: “Como é que pensamos em constituir família se não conseguimos ter casa?”
Diana Duarte, 30 anos, jornalista e produtora de conteúdos, entrevista jovens dos 20 aos 35 anos no seu programa “A Minha Geração” sob o mote “este país também é para novos”. Em conversa com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira no podcast As Mulheres Não Existem, desenha uma interessante visão daquilo que é ser hoje jovem adulto em Portugal
DianaDuarte aponta que "juventude está na música, na moda, em várias áreas, mas não na opinião", e que os jovens se ressentem de não estarem representados no espaço público. É uma geração “preocupada com o tempo” e com “aproveitá-lo da melhor forma”. A carreira é uma preocupação, mas também a habitação e as rendas, cujos custos tornam difícil a emancipação dos mais jovens e a tomada de decisões mais a longo prazo, como constituir família: "como é que conseguimos pensar em constituir família se não conseguimos ter casa?".
DianaDuarte fala também no efeito dos bons exemplos - ouvir jovens empenhados a traçarem os seus caminhos e as suas carreiras motiva outros a fazerem o mesmo. No que toca ao feminismo, descreve-o como “um amor ao próximo” e refere que "as mulheres têm a obrigação de abrir portas a outras mulheres”.
Neste As Mulheres Não Existem, falámos ainda da vida da jornalista francesa Anne Sinclair, do polémico julgamento dos actores Johnny Depp e Amber Heard e o que isso significa para as vítimas de violência doméstica. Espaço ainda para as recomendações da série Better Call Saul, mais especificamente a protagonista Kim Wexler, e do filme Emma, de 2020, especialmente comparando com a mais recente adaptação de Jane Austen, Persuasion. A sonoplastia deste episódio é de João Luís Amorim.
Tiago Pereira Santos
Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.
As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes