Mariana Vaz Pinto: “Há cada vez mais miúdas a jogar futebol e pais que as incentivam"
Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira conversam com Mariana Vaz Pinto, team manager cessante do Belenenses SAD, e destacam a biografia e a mais recente conquista de Meghan Rapinoe neste episódio do podcast As Mulheres Não Existem
Mariana Vaz Pinto foi a primeira mulher a desempenhar funções de team manager num clube da I Liga, o Belenenses SAD. À conversa com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira, explica o que mudou no futebol feminino desde que começou como jogadora, passando depois para "o lado de fora", onde gosta de estar.
Começou com seis anos a jogar futebol com rapazes. A mãe levava o irmão aos treinos do Estoril mas foi Mariana quem ficou na equipa. Aos 12 anos teve de deixar de treinar porque não havia alternativas. Hoje em dia os grandes clubes já perceberam o potencial do futebol feminino: “Há cada vez mais miúdas a jogar futebol e pais que gostam e as incentivam.” Ao longo da sua ainda breve carreira, esteve no Sporting durante cinco épocas, tendo chegado ao clube aos 20 anos para ser team manager da equipa de sub-19. Ao mesmo tempo, licenciou-se em Comunicação Empresarial e fez o mestrado em Desporto.
Aos 26 anos deixou o Sporting, onde trabalhou com Mariana Cabral e sobre a actual treinadora da equipa feminina do Sporting mostra orgulho e diz que “a Mariana é um exemplo para mim, por tudo o que faz pelas mulheres.” Mariana Vaz Pinto tem pela frente um longo em qualquer grande clube de futebol.
Neste episódio houve ainda espaço para falarmos sobre a conquista da jogadora de futebol norte-americana Meghan Rapinoe, que conseguiu um acordo de 24 milhões de dólares de compensações em salários para as jogadoras e das regras novas em Wimbledon que apagam a designação Miss e Mrs dos quadros de honra. Destaque ainda para as recomendações da conta de instagram da artista Caroline Walker e para a minissérie Pam & Tommy, no Disney +. A sonoplastia deste episódio é de João Luís Amorim.
Tiago Pereira Santos
Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.
As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes