A Convenção foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal a 21 de setembro de 1990. E já no preâmbulo reafirma a necessidade de proteção jurídica e não jurídica da criança antes e após o nascimento, a importância do respeito pelos valores culturais da comunidade da criança, e o papel vital da cooperação internacional para que os direitos da criança sejam uma realidade.
Tentámos enfatizar que quanto mais ouvirmos o que as crianças pensam e sentem, mais facilmente compreenderemos o que lhes interessa. São cidadãos com os mesmos direitos, princípio que deve ser cumprido e sempre recordado. Foi também este o propósito que nos moveu neste podcast.
Ao longo destes 15 episódios abordámos temas como a tragédia das crianças migrantes e refugiadas, o problema do trabalho infantil, o drama das crianças que são sexualmente abusadas, a questão da alimentação infantil, do direito das crianças a uma justiça mais amigável, a serem acolhidas quando for necessário, os problemas da saúde mental dos mais novos, da pobreza e até do impacto das alterações climáticas. E não só.
Este último episódio conta com a participação de Bruna Gonçalves, de 13 anos e que está em Setúbal, Sofia Machado, de 14 anos, de Guimarães, e João Rego, de 17 anos, dos Açores. Várias idades, rapazes e raparigas, de várias regiões do país, com opiniões distintas e muito afirmativas, que vale a pena ter em atenção.
Se gostaram do nosso trabalho, não se esqueçam de que estamos sempre à espera das vossas partilhas, sugestões de temas, preocupações e conversas que gostariam de ter connosco e com os nossos convidados. Mesmo neste interregno que agora se inicia, podem nos enviar as vossas avaliações e contributos e podem continuar a subscrever o "As Crianças Importam" nas plataformas que utilizam habitualmente para ouvir podcasts e também no site Expresso.pt. e na Opto. Até ao nosso regresso e fiquem com os nossos votos de um bom Natal, com muita saúde e tudo de bom.
Pode subscrever e seguir este podcast em Apple Podcasts, Spotify ou qualquer plataforma de podcasts que utilize no seu telemóvel ou computador. Também pode ouvi-lo sempre no site do Expresso.
Ouça aqui outros episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes