O artigo 32º da Convenção sobre os Direitos das Crianças reconhece o direito da criança a ser protegida contra a exploração económica e sujeição a trabalhos perigosos ou capazes de comprometer a sua saúde ou o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social. Muito tem sido feito, mas é necessário que os Estados sejam ainda mais efetivos no terreno, através da adoção, sobretudo, de políticas ativas de incentivo à proteção social, educação, promoção do trabalho digno e o reforço da capacidade de fiscalização.
Para conversar sobre este tema, convidámos Albertina Jordão, gestora de programas do escritório da Organização Internacional de Trabalho em Portugal e que há muitos anos acompanha os estudos realizados nesta área. Fala-nos do que realmente deve ser considerado trabalho infantil, do que está a ser feito para combater este problema e até das práticas e iniciativas desenvolvidas de forma inovadora pelos países da CPLP, com destaque para o Plano de Ação para o Combate ao Trabalho Infantil 2021/2025.
Este episódio conta ainda com a participação ainda da jurista Odete Severino Soares e da psicóloga Rute Agulhas. O debate é guiado e moderado pela jornalista Christiana Martins e a sonoplastia é de João Luís Amorim. A cada 15 dias, voltamos com um novo tema e com a participação de especialistas e de crianças e jovens.
Pode subscrever e seguir este podcast em Apple Podcasts, Spotify ou qualquer plataforma de podcasts que utilize no seu telemóvel ou computador. Também pode ouvi-lo sempre no site do Expresso.
Ouça aqui outros episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes