Ana Gomes

Ana Gomes: “Esta guerra de Israel pode desencadear uma onda de ataques terroristas pelo mundo inteiro. Isto tem de ser travado”

“Direito de defesa não é direito de vingança, uma chacina não pode ser limpa com outra chacina”, afirma Ana Gomes sobre o mais recente escalar da tensão entre israelitas e palestinianos na Faixa de Gaza. A comentadora diz que “tem estado bastante preocupada e desapontada com a forma como a União Europeia reagiu” ao conflito e sublinha: “há inocentes que estão a ser massacrados e isto tem de ser travado. A comunidade Internacional tem responsabilidades e nós, cidadãos europeus, somos todos responsáveis quando votamos ou não votamos e mandamos para lá idiotas, que é o caso de alguns deles que não percebem e que entram em manifestas contradições”. Ouça aqui o comentário em podcast

“O conflito começou há 75 anos e tem na base um problema de direito à autodeterminação de um povo que se sente espoliado dos seus direitos mais básicos”, explica Ana Gomes. No seu habitual espaço na SIC Notícias, a comentadora fala sobre os extremistas de Israel que não querem um Estado da Palestina e sublinha a "prisão a céu aberto que é a Faixa de Gaza", dizendo que os EUA e a Europa foram coniventes com o abandono da causa palestiniana. Segundo a Ana Gomes, é muito possível que exista uma articulação entre Putin e o Irão no atual conflito entre Israel e o Hamas. "Isto arrasou o sentimento de invulnerabilidade dos israelitas e vai causar divisões internas sérias, é um choque brutal de humilhação e de insegurança", diz. Oiça aqui o comentário emitido na SIC Notícias na noite de 15 de outubro.

A opinião de Ana Gomes. Ao domingo à noite tem encontro marcado na SIC Notícias para analisar os temas que marcam a semana. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate