A China é o maior parceiro comercial de África e é também o maior credor do continente. Especialistas dizem que a relação entre as partes tem de ser renovada de forma a beneficiar as pessoas e que a bola está no campo dos africanos.
A China é olhada como uma incógnita que convém compreender se se quiser avaliar o equilíbrio de poderes do mundo atual. Em África, está à vista desde a maior parte das infraestruturas que têm vindo a ser construídas nos últimos 20 anos até às fancarias que se encontram à venda nos mercados de muitos países do continente. tornou-se uma alternativa às áreas de influência herdadas da era colonial.
Luís Mah é o convidado deste episódio #38 do África Agora. Professor de Desenvolvimento Global na Lisbon School of Economics and Management (ISEG) – Universidade de Lisboa, dirige o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CESA). Doutorado em Estudos de Desenvolvimento pela London School of Economics, liderou a Campanha do Milénio das Nações Unidas e a Global Call to Action Against Poverty em Portugal.
O podcast África Agora é da autoria da jornalista Cristina Peres, tem edição multimédia de João Luís Amorim e periodicidade quinzenal, alternando com O Mundo a Seus Pés. Tal como este, aborda os grandes temas e mega-tendências da atualidade numa perspetiva de análise do futuro. Ouça aqui mais episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt