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A Próxima Vaga

Media e Inteligência Artificial: como é que o jornalismo sobrevive na era dos 'deepfakes' e da fragmentação do consumo digital?

Media e Inteligência Artificial: como é que o jornalismo sobrevive na era dos 'deepfakes' e da fragmentação do consumo digital?
Nuno Fox

A inteligência artificial já está incorporada em várias das ferramentas utilizadas hoje pelos jornalistas, mas o uso desta tecnologia pode vir a expandir rapidamente - como já está a acontecer em algumas redações - com a criação de notícias simples, a análise de grandes quantidades de dados e a personalização de entrega de conteúdos. Uma revolução que levanta grandes questões éticas sobre o papel do jornalista e o desafio de sobreviver na era dos algoritmos. Oiça aqui o sétimo episódio do podcast A Próxima Vaga, com a professora catedrática Isabel Trancoso e o diretor de informação Ricardo Costa, num debate moderado por Francisco Pinto Balsemão

Muitos orgãos de comunicação social já estão a usar a inteligência artificial (IA), tanto na transcrição e tradução de entrevistas como na criação de notícias simples e objetivas com o uso de dados estatísticos.

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